Bezerra da Silva

José Bezerra da Silva, nascido em Recife, no dia 23 de fevereiro de 1927, foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musicais coco e samba, em especial de partido-alto. No princípio, dedicava-se principalmente ao coco até se transformar em um dos principais expoentes do samba nos anos seguintes. 

Através do samba, cantou os problemas sociais das favelas e da população marginalizada, atuando entre marginalidade e indústria musical. Estudou violão clássico por oito anos e passou outros oito anos tocando na orquestra da Rede Globo, sendo um dos poucos partideiros que lia partituras.

Aos 15 anos, Bezerra da Silva viajou para o Rio de Janeiro, em um navio que carregava açúcar, estava apenas com a roupa do corpo. Passou a trabalhar na construção civil como pintor de paredes e tinha como endereço a obra na zona central da cidade, onde exercia sua profissão. Começou a desenvolver seu lado musical, a partir do coco de Jackson do Pandeiro, e logo ingressou na bateria do bloco carnavalesco Unidos do Cantagalo, tocando tamborim.

Em 1954 acabou desempregado e durante muitos anos viveu como morador de rua em Copacabana, mas foi salvo e acolhido em um terreiro de umbanda. Lá, descobriu sua mediunidade e soube, através de uma mãe-de-santo, que o seu destino era a música.

Convencido de que não deveria mais procurar trabalho no ramo da construção civil, reinventou sua vida como músico profissional e compositor. Seu primeiro LP,"Bezerra da Silva - O Rei do Coco Volume 1", seria apenas lançado em 1973, pela gravadora Tapecar, e teve como destaque a canção "O rei do coco". 

Assine nossa
newsletter

Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre o mercado da música, tendências e lançamentos incríveis da Nikita Digital.